SINDROME DE MUNCHAUSEN BY PROXY E A ALTA EM UM HOME CARE PEDIÁTRICO: UM DESAFIO À EQUIPE MULTIDISCIPLINAR
SANTOS, V. T. R.
Psicologia – Rio de Janeiro
Introdução: Síndrome de Munchausen by Proxy ou por Procuração (SMP) é um transtorno factício e caracteriza-se por produção de sintomas por parte do cuidador do paciente (geralmente a mãe) de forma intencional, nesse caso, com o intuito de reter os cuidados por conta da equipe. Uma vez anunciado o desmame e uma possível alta do paciente, a equipe passa a identificar reclames de falsas sintomatologias, dificultando essa desconexão do Atendimento Domiciliar.
Objetivos: Identificar o tipo de necessidade psicológica e atendimento a ser prestado para os pacientes e cuidadores e tipos de orientação para a equipe multidisciplinar.
Metodologia: Relato assistencial.
Resultado: Verifica-se que uma vez identificada a síndrome, e compartilhando com a equipe, a mesma passa a um trabalho mais intenso de conscientização desse cuidador quanto ao seu renovado papel. E com o trabalho do psicólogo permitindo uma ressignificação desse lugar, há uma compreensão por parte do cuidador de que a alta na verdade é um ganho para o paciente.
Conclusão: Algumas famílias amparadas pelo atendimento domiciliar inclinam-se em apresentar um grau de dependência ao longo do tratamento. Todo o suporte oferecido pela equipe multidisciplinar promove uma segurança e confortos psíquicos que visam a estabilizar não somente a doença como a própria estrutura familiar. Ao serem convocados a assumirem um novo lugar ao tomarem ciência de um possível desmame desses atendimentos, alguns cuidadores tendem a desenvolver uma dificuldade de se desvincular da assistência domiciliar, necessitando assim, de um cauteloso olhar por conta do psicólogo e de toda equipe multidisciplinar. Fazer a equipe de saúde entender as possíveis posições adotadas por esses cuidadores permite escolhas mais acolhedoras e um trabalho mais humanizado no que tange ao processo de finalização de uma Assistência Domiciliar.
Palavras Chave: assistência domicíliar, cuidador, Síndrome de Munchausen by proxy, Síndrome de Munchausen por procuração.