O sofrimento materno no contexto de um home care pediátrico: efeitos do acidente doméstico sob um olhar psicanalítico
Autora: Vanessa Travassos Ribeiro dos Santos
Orientadora: Fátima Gonçalves Cavalcante
Data da defesa: 15 de dezembro de 2015
Palavras chaves: Acidente Doméstico, Dependentes de Tecnologia, Home Care Pediátrico, Psicanálise.
Esta pesquisa se propôs a estudar o significado da dor materna no home care pediátrico diante das consequências de um acidente que tornou o filho deficiente, em virtude de limites físicos e psicossociais, dependente de tecnologia e de cuidados globais de uma internação domiciliar. A investigação analisou dois casos de acidentes domésticos que resultaram em internação domiciliar pediátrica, tendo como objetivos específicos: identificar como se dá a (res) significação da dor materna e sua adaptação à rotina de uma internação domiciliar; compreender a complexidade de uma internação domiciliar pediátrica; destacar a importância do psicólogo para o atendimento domiciliar em pediatria e apontar as contribuições da psicanálise.
A abordagem teórica teve como base uma articulação conceitual apoiada em Freud, especialmente os conceitos de trauma, narcisismo, angústia e as noções de dor (materna), perda e luto. A metodologia se baseou em duas vinhetas clínicas de casos acompanhados em domicílio, incluindo uma reflexão sobre considerações de mães após assistirem ao filme-documentário ‘Um dia especial’, que retrata experiências maternas de cuidado de filhos com deficiência e uma avaliação de fatores estressores a partir do instrumento Caregiven Burden Scale. O diferencial deste estudo foi considerar a psicanálise como um suporte clínico aos atendimentos psicológicos e à compreensão da dor materna.
Ao final, foi feita uma interpretação singular de cada mãe sobre o seu sofrimento, destacando-se a importância do atendimento psicanalítico no contexto da internação domiciliar pediátrica. O produto da dissertação foi um curso voltado para psicólogos que trabalham com atendimento domiciliar, no intuito de contribuir para uma maior compreensão do lugar ocupado por esse cuidador, refletir criticamente a dinâmica desse home care e como a psicanálise pode colaborar no apoio e acolhimento diante dos efeitos de uma internação domiciliar.