ADAPTAÇÃO À VÁLVULA FONATÓRIA EM UMA PACIENTE COM MUCOPOLISSACARIDOSE: UMA PRÁTICA INTERDISCIPLINAR

Introdução: Este estudo discute a importância do trabalho em equipe no Atendimento Domiciliar. A Consulta Conjunta, como o nome indica, reúne, na mesma cena, profissionais de diferentes categorias, o paciente e, se necessário, a família deste. G.C.M, sexo feminino, 16 anos , traqueostomizada e dependente de ventilação mecânica contínua, portadora de tetraplegia, com diagnóstico de Mucopolissacaridose. Desenvolvimento cognitivo preservado, lê e conversa normalmente, porém com fala não audível. Foi indicada a válvula fonatória Passy Muir PMV007, com o objetivo de permitir comunicação oral, melhorando a qualidade de vida. Equipe decide realizar uma consulta conjunta para melhor adaptação da paciente. É requisitado o acompanhamento da fonoaudióloga e da psicóloga nessa atuação. Paciente apresentava-se ansiosa, mas ambos os membros da equipe acalmaram-na. A fonoaudióloga, a todo momento, dava-lhe explicações sobre como a válvula passaria a agir sobre seu organismo. A psicóloga por sua vez, encorajava-a e ajudava-a a transpor as barreiras da angústia.

Objetivos: Demonstrar a importância do trabalho em equipe no Atendimento Domiciliar.

Metodologia: Estudo de Caso com abordagem qualitativa de natureza intrínseca.

Resultado: A interdisciplinaridade de uma equipe de saúde favorece a compreensão multifatorial da doença, permitindo intervenções de caráter global. Ao serem requisitadas a esse atendimento, tanto a fonoaudióloga quanto a psicóloga permitiram-se compartilhar saberes favorecendo assim a confiança e a tranquilidade da paciente a sua nova realidade.

Conclusão: A paciente, ao ver-se amparada técnica e psicologicamente por ambos os membros da equipe, permitiu-se aos poucos ambientar-se ao novo recurso, confiando na intervenção e no suporte da mesma, tendo sucesso na adaptação. Nessa perspectiva, em se tratando de Atendimento Domiciliar, devemos investir em uma equipe que tem por ideal construir articulações, e que trazem reflexos sobre o cuidado aos pacientes pelos quais são responsáveis. A prática da Consulta Conjunta potencializa o cuidado e os momentos divididos entre os profissionais, propiciam que, solidariamente, partilhem vitórias e dilemas, reflitam sobre eles e busquem soluções, evitando a prática impessoal e a reprodução padronizada.

Palavras Chave: válvula fonatória, trabalho em equipe, consulta conjunta, interdisciplinaridade.